English (United States) Español (España) Português (Portugal)




martes, 26 de septiembre de 2017

 



 

Carlos Tomás, Presidente da Direção da APEGSAUDE, Carlos Maurício Barbosa, Presidente do Conselho para a Inovação da APEGSAUDE e João Paulo Guimarães, Diretor Médico da Angelini, estiveram presentes no Encontro Anual da HTAi.


Um encontro muito interessante e enriquecedor que possibilitou detetar as tendências da Avaliação das Tecnologias na área da Saúde, cujo mote foi Das Necessidades Locais para as Oportunidades Globais.
Durante vários dias foram abordados temas como Os Princípios e os Caminhos a Seguir para Um Quadro Integrado da Avaliação de Tecnologias para Sistemas de Saúde mais Sustentáveis, os Dilemas Éticos e o Envolvimento Conjunto dos Diversos Intervenientes. Também mereceu especial referência a evolução para um Paradigma Baseado no Valor, através do envolvimento dos Profissionais e do Domínio dos Dados Massivos Big Data, com o objetivo de obter uma avaliação mais efetiva.
Durante o encontro, decorreram diversos simpósios, entre os quais um, com o apoio da farmacêutica italiana Angelini, relativo à Resistencia aos Antibióticos, onde ficou patente a necessidade de uma resposta multidisciplinar a um problema que cada vez mais afeta os países onde o controlo da prescrição e da utilização destes medicamentos apresenta maiores fragilidades e maior abuso, como é o caso de Portugal. É notória a ameaça que representa a falta crescente de novos antibióticos efetivos. Existe o desafio de encontrar um equilibrio de custo efetividade terapêutica para os resultados da investigação mais recente que possibilitem um acesso sustentado. Os custos em matéria de efetividade dos antibióticos precisam de tomar em consideração não apenas os custos diretos dos medicamentos, mas os ajustamentos no tempo de internamento hospitalar e nos cuidados de seguimento dos doentes.
Outro tema da maior importância abordado foi o uso de informação mundial real para estabelecer modelos de pagamento mais flexiveis e ajustados para todos, uma necessidade de evolução que todos sentem ser necessária dar-se nos sistemas correntes de pagamento, onde se verificam sérios desajustes e distorções.

Contactos E-mail. sec@apegsaude.org Tel. +351 936712131

Declaración de Privacidad  |  Términos de Uso
Copyright 2010 by APEGSAUDE