English (United States) Español (España) Português (Portugal)




quarta-feira, 25 de Abril de 2018

 


Cristina Quadrat Silva, vogal do conselho de administração do Grupo Lusíadas Saúde.


"A saúde começa na educação..."


Após 28 anos como médica e 17 anos como gestora, não de hospitais e sim de saúde, tenho me questionado bastante sobre as mudanças que estão acontecendo na saúde mundial.

1. Onde começa a saúde ? Na minha opinião começa na Educação da população e dos profissionais de saúde

2. Estão as escolas prontas para abordar o assunto saúde ? É notório a necessidade de revisão da grade curricular desde o ensino básico até a formação profissional incluindo uma cadeira de “empoderamento do cidadão” no que se refere a sua saúde. É necessário dar conhecimento das responsabilidades e dos direitos de cada cidadão em relação a sua própria saúde e, até onde suas decisões afetam a sociedade na qual ele está inserido.

3. Como fazer com que os profissionais de saúde passem mesmo a ver o cidadão como o centro da questão ? Pelo nosso debate, fica bem claro que estamos longe disso. Todo o sistema de saúde está formatado para o modelo hospital centrado, ou seja, já na existência de uma doença. Temos que alterar a cultura do TRATAR doenças para CUIDAR do cidadão. Só assim, passaremos ter cidadãos mais longevos ( isso é inevitável ) e saudáveis ( isso é o desejável ).

4. A gestão fala tanto de indicadores hospitalares, de comparar profissionais de saúde baseados na Qualidade ( resultados ) e Segurança do Cidadão, e me pergunto : qual a escola de ciências médicas/enfermagem/fisioterapia/nutrição, mestrado de administração hospitalar, etc...possui em seu currículo uma cadeira para ensinar os profissionais a importância desse tema ? Só conheço uma, até hoje.

 

Cristina Quadrat Silva Comentário 2018
Vogal do Conselho de Administração do Grupo Lusíadas Saúde Comentário 2018
Sessão: Dados e Evidência | Health Parliamento Portugal

Contactos E-mail. sec@apegsaude.org Tel. +351 936712131

Privacidade  |  Condições de Utilização
Copyright 2010 by APEGSAUDE