English (United States) Español (España) Português (Portugal)




Friday, August 18, 2017

 

Impactos da Gestão nos Resultados Clínicos foi o tema debatido na manhã do passado dia 23 de Junho de 2017, na Sala Dourada do Palácio Nacional de Queluz.

João Morais, Presidente da Sociedade Portuguesa de Cardiologia e Diretor do Serviço de Cardiologia do Centro Hospital de Leiria, foi o orador convidado para abordar o tema. Defendeu que a gestão nos hospitais deve ser planeada e realizada a pensar nos resultados, referindo a
Prevenção da Morte Súbida, Inovação, Investigação, Benchmarking como áreas fundamentais para a obtenção de bons resultados.
Na prevenção da morte súbidauma parte dos incidentes" são fáceis de identificar e de evitar" , havendo ainda um longo caminho a percorrer, pois "não há estratégia nacional para isto". 
"A inovação tecnológica é cara e é um desafio constante, traduzindo-se em melhores técnicas e equipamentos".
"Para ter bons resultados, tenho de ter acesso à inovação".
A investigação ciêntifica "é fundamental para os serviços e para as unidades hospitalares, pois dá rigor, e quem tem rigor a investigar, será rigoroso a tratar os doentes ou a operar" disse.

Durante o debate levantaram-se outras questões e aspetos também importantes para uma boa gestão. Deste painel fizeram parte experientes personalidades, tais como o Doutor Carlos Morais, diretor do serviço de cardiologia do HFF, o Doutor Carlos Rabaçal, diretor clínico do HVFX, Prof. Dr. António Carvalheira Santos, pneumologista no HPV e o Doutor Jorge Sequeira, diretor-geral da Cerner, a que se juntaram na discussão a Doutora Ana Marques da Silva da Pfizer, o Doutor Óscar Ribeiro da Novartis, a Sandra Oliveira da Caixa Geral de Depósitos, o Doutor Idalécio Lourenço do Centro Hospitalar do Oeste, e o Engenheiro Adelino Bento da Consalus.

 

23 de Junho de 2017 | 11h00 | Queluz 
Sala Dourada do Palácio Nacional de Queluz
 Largo Palácio de Queluz, 2745-191 Queluz

 

PROGRAMA

11h00 Abertura e Apresentação do Convidado
João Morais
Presidente da Sociedade Portuguesa de Cardiologia
Impactos da Gestão nos Resultados Clínicos
Debate
Painel
António Carvalheira Santos
Médico, Hospital Pulido Valente
Carlos Morais
Diretor de Serviço de Cardiologia, Hospital Fernando da Fonseca
Carlos Rabaçal
Diretor Clínico, Hospital Vila Franca de Xira
Jorge Sequeira
Diretor Geral, Cerner
13h00
Fim

Contactos E-mail. sec@apegsaude.org Tel. +351 936712131

Privacy Statement  |  Terms Of Use
Copyright 2010 by APEGSAUDE